Raça | Shar Pei |
País de origem | China |
Nome original | Shar Pei |
Grupo 2 | Cães de Guarda e Utilidade |
Utilização | Defesa e Guarda |
Porte | Médio |
Necessidade de exercício diário | Baixa / Média |
Temperamento | Calmo, Leal, Independente |
Adestrabilidade | Média / Alta |
Vindo provavelmente das aldeias que rodeiam o mar da China Meridional, o Shar Pei é uma raça inteligente, leal e alerta. Tinha originalmente uma aparência bem diferente do Shar Pei moderno.
História da Raça Shar Pei
Não é possível afirmar com certeza quais foram os ancestrais do Shar Pei. Acredita-se, no entanto, que a raça tenha vindo do Chow Chow, embora a única relação clara entre elas seja a coloração peto-azulada da língua, típica em ambas as raças. Evidências históricas, entras elas algumas peças de artesanato que retratam um cão cuja descrição coincide com a aparência de um cão da raça Shar Pei, indicam que é de fato uma raça muito antiga. Pesquisas genéticas recentes apontam ainda que o Shar Pei é uma das poucas raças antigas de cachorro que acredita-se ter se separado de seus ancestrais mais cedo do que outras.
A raça Shar Pei foi criada originalmente para desempenhar a função de guarda nos palácios chineses. Durante muito tempo, o foi criado como um cão de trabalho, tornando-se apto a realizar diversas tarefas nas fazendas chinesas. Participava ativamente de atividades de caça, pastoreio e guarda de propriedade. Mais tarde, devido suas características físicas e psíquicas, foram lamentavelmente usados como cães de combate.
Temperamento da Raça Shar Pei
O Shar Pei é um cachorro extremamente leal, alerta, fiel, devotado à família, protetor e independente. Em geral, o Shar Pei é um cachorro desconfiado com estranhos, o que caracteriza sua origem como cão de guarda. Costuma ser um cão reservado, de temperamento independente, no entanto, é notavelmente dedicado, afetuoso e próximo à família.
Esta é uma raça indicada para donos experientes, que saibam educar e disciplinar o filhote desde cedo. Os filhotes da raça Shar Pei necessitam de uma socialização precoce com outros animais, crianças e pessoas estranhas ao círculo familiar. Mesmo os cães bem socializados e corretamente disciplinados, mantém suas características de cão de guarda depois de adultos.
Apesar de apresentar um comportamento muito vigilante, o Shar Pei é considerado um cão silencioso, late somente se necessário, ou para dar o alarme em situação de perigo, ou durante as brincadeiras com a família. Apesar de inteligente, o cão da raça Shar Pei pode mostrar-se teimoso durante o adestramento de obediência, em grande parte por seu temperamento independente e protetor.
Descrição e Aparência da Raça Shar Pei
As orelhas triangulares, pequenas, de inserção alta, as rugas sobre o crânio e a cernelha, e seu focinho que lembram o de um hipopótamo, proporcionam uma aparência singular a esta raça de cão. Trata-se de um cachorro de tamanho médio, compacto, curto e quadrado.
Em relação ao tamanho do corpo, o Shar Pei apresenta uma cabeça grande, com rugas na testa e nas bochechas. Tem um focinho muito característico, largo desde a raiz até a ponta, sem sugerir afilamento, de stop moderado e trufa grande, larga, em geral preta, ou de qualquer outra cor que se harmonize com a cor da pelagem. Outra característica típica da raça é a boca, que geralmente apresenta língua, céu da boca, gengivas e lábios de cor preta-azulado. Os cães de pelagem mais clara, no entanto, costumam apresentar a língua de cor lavanda sólido.
Os filhotes da raça Shar Pei costumam ser bem mais enrugados do que os exemplares adultos e, apesar de haver a possibilidade do Shar Pei se tornar até mais enrugado do que enquanto filhote, os adultos costumam apresentar rugas apenas na face, nas costas e na base da cauda.
Os olhos do Shar Pei são escuros, de formato amendoado e apresentam um expressão carrancuda. Podem apresentar um cor mais clara nos exemplares chamados diluídos, isto é, de pelagem clara. Possui orelhas inseridas altas, tipicamente pequenas, espessas, de formato triangular, com a ponta ligeiramente arredondadas. A cauda é inserida bem alta, portada alta e em curva, grossa e redonda na raiz, afilando-se gradualmente até a ponta.
A pelagem do Shar Pei é curta, dura e eriçada, sem sub pelo, características bem típicas da raça. Todas as cores sólidas são aceitas para a raça Shar Pei, exceto o branco. A cauda e a porção posterior das coxas são frequentemente de cor mais clara do que o resto do corpo.
De porte médio, os cães da raça Shar Pei apresentam em média entre 44 e 51 cm, medidos sempre à altura da cernelha.
0 comments: